segunda-feira, 3 de junho de 2013

Questões de morte.

Eu estava em casa conversando com minha mãe, ela acabara de voltar da rua; fora comer um pastel e ver uma tia minha. Voltou com noticias do mundo lá fora, sobre questões que por vezes nos escapam, ou tentamos evitar. Questões de morte, de enfermidades e coisas que não são felizes mas são humanas e chegarão cedo ou tarde para todos nós.

Ela me falou sobre um vizinho da minha tia que sofreu recentemente um derrame, e como consequência lhe foi roubada parte da memória fazendo com que o homem já não reconheça a família. Conversamos até chegarmos ao assunto que estava logo ali, nas entrelinhas, a morte!
Sempre que abordamos tal assunto minha mãe deixa claro seu medo e sua incredulidade a respeito da devastação que a morte pode causar e a forma arrogante e sem aviso prévio que ela, a senhora morte chega.

Como réplica eu lhe disse que ao meu ver, quando fazemos ao longo da vida aquilo que está ao nosso alcance para nos proporcionar felicidade e não deixamos fios soltos,  palavras por dizer e promessas a cumprir, não há porque temer a morte. Afinal, ela é consequência da vida e sua chegada é irrevogável, imprevisível e inadiável.
Mas então só agora percebo que não é tudo assim tão simples, afinal de contas, que ser humano aceitaria de bom grado a morte sabendo que deixará pra traz uma boa vida, cheia de realizações e pessoas maravilhosas? Acho que somente aqueles que viveram com plenitude sua estadia aqui na terra e conseguiram entender que a a morte, assim como a vida, é mais uma das misteriosas etapas dessa enigmática caminhada.
Penso talvez, que morrer seja fácil. Mas ver alguém que amamos morrer, isso sim, é difícil.
Por fim eu dissipei a conversa macabra sobre a  morte e completei dizendo a minha mãe que prefiro por um bom tempo falar sobre vida, e só sobre ela.

Um comentário:

  1. Muito bom. Na verdade, o maior problema das pessoas ao temer a morte, é - inconscientemente - achar que vai se arrepender depois. Isso mesmo. Eu poderia ter aproveitado melhor a vida, poderia ter feito isso, aquilo, etc, etc, e agora vou morrer. E aí? Depois da morte, você vai se arrepender de que?

    Agora em relação as outras pessoas, aí sim faz todo sentido.

    --
    Djoni Filho Debate
    Twitter: @djonifilho
    Facebook: /DjoniFilhoDebate

    ResponderExcluir


Este é um espaço aberto ao debate saudável e a critica construtiva.
Fique à vontade para expor suas opiniões nos comentários ou nos contatar via email. (arlan_souza1.0@hotmail.com)